“A importância do diálogo”


O diálogo constitui-se na mola propulsora que engendra o cotidiano do mundo, pois é somente pelo recurso da comunicação fornecido pelo diálogo, que os seres humanos podem repassar seus conhecimentos apreendidos ao longo de suas vidas e que, uma vez proferidos, deixam a sua contribuição, transformando a realidade na qual esteja inseridos.

O diálogo é constituído basicamente de dois processos: A fala do emissor e a do receptor. O emissor é aquele que transmite suas idéias, seu ponto de vista e que, após emitir sua fala, aguarda o receptor que corresponderá ao seu enunciado.

Bakhtin (1997), que era um importante filósofo russo, ressaltou em seus estudos que "uma vez que o emissor transmitisse um enunciado, o receptor, automaticamente, produziria uma reação demonstrando ter compreendido e, em resposta, transformar-se-ia em emissor realizando o processo contrário para que a comunicação verbal fosse possível".

No mundo globalizado em que atua a presente sociedade, vemos que, essencialmente, todas as coisas estão em constante processo de comunicação, ou seja, dialogam entre si. Portanto o diálogo está subjetiva e literalmente em todas as partes: nas conversas informais entre amigos, nas discussões acaloradas entre familiares, nas brigas de vizinhos, nos programas de TV, na brincadeira interativa de uma criança com seu obediente cãozinho, nas amigas que andam displicentes à caminho da escola, no resmungo dos ranzinzas, na gargalhada dos transeuntes, nos poemas dos apaixonados...

Ele é importante , também, para as conversações políticas e parlamentares, pois é só com muito ajuste e acertos das diferenças que as melhores escolhas são encontradas. Segundo essa linha de pensamento, também podemos perceber a comunicação como ferramenta fundamental das quais os professores de todos os níveis de ensino lançam mão na conquista do aprendizado dos alunos.

Se não existisse essa comunicação, seguramente não haveria nem sequer o próprio universo, pois tudo tem sua razão de existência e o planeta está em constante interatividade. Basta um olhar mais atento aos objetos que nos rodeiam pra considerar tal descoberta: o ronco dos motores dos carros, o apitar e o deslize do trem sobre os trilhos, o planar dos aviões que transpassam as nuvens e modificam os desenhos, o zumbido dos insetos que norteiam o mundo a perceber sua inefável presença, o rebuliço das ondas que enfeitam o mar...

Em suma tudo é diálogo e condiciona a vida à existência metalingüística da própria vida, como numa roldana que puxa, vagarosamente, a corda do poço pra alcançar a água que permite a perpetuação da natureza.

O diálogo tem a ver com a valorização do nosso semelhante, pois durante uma conversa eu preciso escutar o que o outro fala e ir, aos poucos, assimilando suas necessidades e buscando uma forma precisa de não somente palestrar, mas também de me fazer entender por ele. Vemos, portanto, a presença eficaz de um amigo que consegue, não somente compartilhar as alegrias e conquistas pessoais, mas também consolar nos momentos mais difíceis. É de conhecimento se não de todos, pelo menos de alguns, de que muitos suicídios foram impedidos devida a pujança de uma boa conversa.

Portanto o correto é que nos atenhamos à prática do diálogo de modo a permitir bons resultados, procurando não ferir com as palavras, ao contrário, usá-las como instrumento de negociação pra evitar tanto as guerras mundiais, quanto pequenos conflitos minoritários domésticos. Talvez, um tanto quanto utópicos sejam esses comandos, mas seguramente aplicados em uma vida cotidiana, permitiria às pessoas o reconhecimento das qualidades extraordinárias existente dentro de cada personalidade e que, uma vez expostos e em união com as características de outras pessoas, poderiam, seguramente transformar o mundo!!!



Este texto foi escrito por: Elaine Locatelli
2 Responses
  1. Concordo plenamente ctg!!! Adorei o texto... Mto bom .

    Bjos


  2. Oi
    tudo bem???
    eu indiquei um selo
    vai no meu blo e pegue o selinho!
    beijos

    http://falandosobrealgo.blogspot.com/